Editorial
Virgínia Ferreira
Faculdade de Economia/Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal
Dossier "A 'Ideologia de Género' e a Religião"
A “Ideologia de Género” da Igreja Católica
Carmen Bernabé Ubieta*, Fernanda Henriques** e Teresa Toldy***
* Facultad de Teología, Universidad Deusto, España
** Universidade de Évora, Portugal
*** Universidade Fernando Pessoa / Centro de Estudos Sociais da Universidade do Porto, Portugal
Las falacias discursivas en torno a la ideología de género
Maricel Mena-López* y Fidel Mauricio Ramírez Aristizábal*
* Universidad Santo Tomás, Colombia
‘Ideologia de gênero’ e a política de educação no Brasil: exclusão e manipulação de um discurso heteronormativo
Priscila Freire
Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas, Brasil/Doutoranda em Estudos Feministas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal
La disputa del género en el Estado español desde el análisis del activismo católico
Maribel Blázquez-Rodríguez*, Mónica Cornejo-Valle* y José Ignacio Pichardo-Galán*
* Docentes del Departamento de Antropología Social, Universidad Complutense de Madrid (UCM), Grupo de Investigación Antropología, Convivencia y Diversidad (GINADYC), España
Salvando las ánimas. Discursos de género y religión en las revistas de la Acción Católica Española
Sara Martín Gutiérrez* y Gabriela de Lima Grecco**
* Universidad Complutense de Madrid, España
** Departamento de Historia Contemporánea, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Autónoma de Madrid, España
Represión sexual y de género en la confesión: los manuales de confesores de la Edad Moderna (siglos XVI–XVII)
Andrea Arcuri
Escuela Internacional de Posgrado, Universidad de Granada, España
Intimidad humana: ciencias de la vida, neuroteología fundamental y ciberfeminismo
Montserrat Escribano-Cárcel
Facultad de Teología San Vicente Ferrer, España
Estudos e Ensaios
Ordem Patriarcal de Gênero, Mediação e Serviço Social
Taynara Fitz Patriarcha* e Sandra Lourenço de Andrade Fortuna*
* Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Serviço Social, Programa de pós-graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil
Percepciones de equidad de género en las/os futuras/os profesoras/es
Ilsa Mendoza Mendoza* y Susan Sanhueza Henríquez**
* Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad Católica del Maule, Chile/Doctora Becaria del Programa de Doctorado en Educación en consorcio de la Universidad Católica del Maule (UCM) y del Programa Anillos de Investigación en Ciencias Sociales y Humanidades (CONICYT)
** Facultad de Ciencias de la Educación Universidad Católica del Maule, Chile
Violência sexual e consumo de substâncias psicoativas: podem os contextos festivos
ser educativos?
Cristiana do Vale Pires*, Raquel Pereira**, Helena Valente*** e Helena Moura****
* Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)/Research on Education and Community Intervention (RECI), Portugal
** Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), Instituto Superior das Ciências do Trabalho e das Empresas do Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
*** Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP)/Associação Kosmicare, Portugal
**** Research on Education and Community Intervention (RECI)/Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES), Portugal
Recensões
Power, Knowledge and Feminist Scholarship: an ethnography of academia, de Maria do Mar
Pereira. Oxon e Nova Iorque: Routledge, 2017, 228 pp.
Ana Oliveira
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal
Handbook on Gender and Organizational Change, de Sara Falcão Casaca e Johanne Lortie,
Turin, Italy: International Training Centre of the International Labour Organization,
2017, 117 pp.
Maria Helena Santos
Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), CIS-IUL, Portugal
Cómo informar sobre la violencia machista, de José María Calleja, Madrid: Signo e Imagen,
2016, 168 pp.
Pedro Saraiva
Doutorando no Programa de Doutoramento em Sociologia, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal
Organizações responsáveis:
Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres
Recurso digital ou em papel?
Ambos
Data do recurso:
02/01/2018
Formato do recurso:
Escrito
Tipo(s) de recurso:
Revista científica
Área(s) de intervenção:
Estudos sobre as mulheres, feministas e de género