Ex æquo 36 “Género, educação e cidadania: conhecimento, ausências e (in)visibilidades”

DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.00 Editorial Virgínia Ferreira Faculdade de Economia/Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal Dossier "Género, educação e cidadania: conhecimento, ausências e (in)visibilidades" Género, educação e cidadania: que "agenda" para a investigação científica e para o ensino e a formação? Teresa Alvarez*, Cristina C. Vieira** e Joanna Ostrouch-Kamińska*** * Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI)/Universidade Aberta, Portugal ** Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20) e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal *** Faculty of Social Sciences, University of Warmia and Mazury in Olsztyn, Olsztyn, Poland Género e (in)sucesso escolar: perspetivas de professoras/es do ensino básico sobre possíveis consequências da feminização do ensino Maria Helena Santos Centro de Investigação e Intervenção Social, Instituto Universitário de Lisboa (CIS-IUL), ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal La perspectiva de género en la formación inicial del profesorado de educación infantil. Notas sobre una investigación realizada entre el alumnado del grado de magisterio de educación infantil de la universidad de Cantabria (España) Marta García Lastra Facutad de Educatión, Universidad de Cantabria, España Jovens estudantes universitários/as perante a futura vida profissional e familiar: a marca do género Sofia Coelho* e Sara Falcão Casaca** * Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa (ISEG-ULisboa), Portugal ** Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa (ISEG-ULisboa), Portugal Violência no namoro na Escola Superior de Educação de Lisboa Ana Gama*, Ana Veríssimo** e Catarina Tomás*** * Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal ** Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal *** Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Universidade do Minho; Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal Armarios de papel: el heterosexismo en los manuales de Español como Lengua Extranjera Maria Salvia Rodríguez Universidad Internacional Menéndez Pelayo, España Para uma visão complexa do bullying homofóbico: Desocultando o quotidiano da homofobia nas escolas Hugo M. Santos*, Sofia Marques da Silva** e Isabel Menezes*** * Centro de Investigação e de Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE), Universidade do Porto, Portugal ** Centro de Investigação e de Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE), Universidade do Porto, Portugal *** Centro de Investigação e de Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE), Universidade do Porto, Portugal Gender in contemporary Italian context. A focus on informal education and proposals for a gender sensitive approach through intergenerational and intercultural dimensions Lisa Brambilla*, Giulia Pozzebon** and Marialisa Rizzo*** * Department of Human Sciences for Education «Riccardo Massa», University of Milano-Bicocca, Italy ** Department of Human Sciences for Education «Riccardo Massa», University of Milano-Bicocca, Italy *** Department of Human Sciences for Education «Riccardo Massa», University of Milano-Bicocca, Italy Diversidade de género na infância e na educação: contributos para uma escola sensível ao (trans)género Sandra Palma Saleiro Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Portugal Brincar ao género: socialização e igualdade na educação pré-escolar Catarina Sales Oliveira* e Andreia Mendes** * Departamento de Sociologia, Universidade da Beira Interior, Covilhã, e Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Portugal ** Mestre em Sociologia pela Universidade da Beira Interior Estudos e Ensaios A inexpressiva representação feminina nas academias científicas brasileiras e no Prêmio Nobel Marcel de Almeida Freitas* e Eduardo Godinho Pereira** * Faculdade FEAD, Belo Horizonte, Brasil ** Faculdade de Direito de Contagem, Minas Gerais, Brasil Que horas ela volta? Percepções do discurso fílmico por blogueiras feministas do Brasil Denise Castilhos de Araújo* e Poliana Lopes** * Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Brasil ** Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Brasil Recensões Sexualidades, gravidez e juventude: relações sociais e educativas, organizado por Laura Fonseca e Sofia Santos. Porto: Edições Afrontamento, 2015, 312 pp. Preciosa Fernandes Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal Filosofia e Género. Outras narrativas sobre a tradição ocidental, de Fernanda Henriques. Lisboa: Edições Colibri, 2016, 256 pp. Maria do Céu Pires Doutora em Filosofia, Centro LABCOM. IFP, Núcleo da Universidade de Évora, Portugal Como ser uma Ragazza: Discursos de sexualidade numa revista para raparigas adolescentes, de Sara Isabel Magalhães. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2016, 353 pp. Nuno Santos Carneiro Membro do Centro de Psicologia da Universidade do Porto – Bolseiro de Pós-Doutoramento da FCT (SFRH/BPD/68661/2010), FPCE-Universidade do Porto, Portugal La comunicación en clave de igualdad de género, coordenado por Virgínia Martín Jiménez y Dunia Etura. Madrid: Editorial Fragua, 2016, 134 pp. Carla Cerqueira Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal Universidade Lusófona do Porto, Portugal Géneros e sexualidades: interseções e tangentes, editado por João Manuel de Oliveira e Lígia Amâncio. Lisboa: Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS-IUL), 2017, 222 pp. Mara Pieri PhD student at the Centre for Social Studies, University of Coimbra, Portugal

Organizações responsáveis:
Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres

Recurso digital ou em papel?
Ambos

Data do recurso:
01/01/2017

Formato do recurso:

Tipo(s) de recurso:

Área(s) de intervenção: