DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.00
Editorial
Virgínia Ferreira
Faculdade de Economia/Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal
Dossier "Género, educação e cidadania: conhecimento, ausências e (in)visibilidades"
Género, educação e cidadania: que "agenda" para a investigação científica e para o ensino e a formação?
Teresa Alvarez*, Cristina C. Vieira** e Joanna Ostrouch-Kamińska***
* Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI)/Universidade Aberta, Portugal
** Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20) e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal
*** Faculty of Social Sciences, University of Warmia and Mazury in Olsztyn, Olsztyn, Poland
Género e (in)sucesso escolar: perspetivas de professoras/es do ensino básico sobre possíveis consequências da feminização do ensino
Maria Helena Santos
Centro de Investigação e Intervenção Social, Instituto Universitário de Lisboa (CIS-IUL), ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
La perspectiva de género en la formación inicial del profesorado de educación infantil. Notas sobre una investigación realizada entre el alumnado del grado de magisterio de educación infantil de la universidad de Cantabria (España)
Marta García Lastra
Facutad de Educatión, Universidad de Cantabria, España
Jovens estudantes universitários/as perante a futura vida profissional e familiar: a marca do género
Sofia Coelho* e Sara Falcão Casaca**
* Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa (ISEG-ULisboa), Portugal
** Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa (ISEG-ULisboa), Portugal
Violência no namoro na Escola Superior de Educação de Lisboa
Ana Gama*, Ana Veríssimo** e Catarina Tomás***
* Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
** Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
*** Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Universidade do Minho; Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Armarios de papel: el heterosexismo en los manuales de Español como Lengua Extranjera
Maria Salvia Rodríguez
Universidad Internacional Menéndez Pelayo, España
Para uma visão complexa do bullying homofóbico: Desocultando o quotidiano da homofobia nas escolas
Hugo M. Santos*, Sofia Marques da Silva** e Isabel Menezes***
* Centro de Investigação e de Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE), Universidade do Porto, Portugal
** Centro de Investigação e de Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE), Universidade do Porto, Portugal
*** Centro de Investigação e de Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE), Universidade do Porto, Portugal
Gender in contemporary Italian context. A focus on informal education and proposals for a gender sensitive approach through intergenerational and intercultural dimensions
Lisa Brambilla*, Giulia Pozzebon** and Marialisa Rizzo***
* Department of Human Sciences for Education «Riccardo Massa», University of Milano-Bicocca, Italy
** Department of Human Sciences for Education «Riccardo Massa», University of Milano-Bicocca, Italy
*** Department of Human Sciences for Education «Riccardo Massa», University of Milano-Bicocca, Italy
Diversidade de género na infância e na educação: contributos para uma escola sensível ao (trans)género
Sandra Palma Saleiro
Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Portugal
Brincar ao género: socialização e igualdade na educação pré-escolar
Catarina Sales Oliveira* e Andreia Mendes**
* Departamento de Sociologia, Universidade da Beira Interior, Covilhã, e Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Portugal
** Mestre em Sociologia pela Universidade da Beira Interior
Estudos e Ensaios
A inexpressiva representação feminina nas academias científicas brasileiras e no Prêmio Nobel
Marcel de Almeida Freitas* e Eduardo Godinho Pereira**
* Faculdade FEAD, Belo Horizonte, Brasil
** Faculdade de Direito de Contagem, Minas Gerais, Brasil
Que horas ela volta? Percepções do discurso fílmico por blogueiras feministas do Brasil
Denise Castilhos de Araújo* e Poliana Lopes**
* Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Brasil
** Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Brasil
Recensões
Sexualidades, gravidez e juventude: relações sociais e educativas, organizado por Laura Fonseca e Sofia Santos. Porto: Edições Afrontamento, 2015, 312 pp.
Preciosa Fernandes
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
Filosofia e Género. Outras narrativas sobre a tradição ocidental, de Fernanda Henriques. Lisboa: Edições Colibri, 2016, 256 pp.
Maria do Céu Pires
Doutora em Filosofia, Centro LABCOM. IFP, Núcleo da Universidade de Évora, Portugal
Como ser uma Ragazza: Discursos de sexualidade numa revista para raparigas adolescentes, de Sara Isabel Magalhães. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2016, 353 pp.
Nuno Santos Carneiro
Membro do Centro de Psicologia da Universidade do Porto – Bolseiro de Pós-Doutoramento da FCT (SFRH/BPD/68661/2010), FPCE-Universidade do Porto, Portugal
La comunicación en clave de igualdad de género, coordenado por Virgínia Martín Jiménez y Dunia Etura. Madrid: Editorial Fragua, 2016, 134 pp.
Carla Cerqueira
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
Géneros e sexualidades: interseções e tangentes, editado por João Manuel de Oliveira e Lígia Amâncio. Lisboa: Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS-IUL), 2017, 222 pp.
Mara Pieri
PhD student at the Centre for Social Studies, University of Coimbra, Portugal
Organizações responsáveis:
Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres
Recurso digital ou em papel?
Ambos
Data do recurso:
01/01/2017
Formato do recurso:
Escrito
Tipo(s) de recurso:
Revista científica
Área(s) de intervenção:
Estudos sobre as mulheres, feministas e de género