Pequim +20 | Apelo urgente pelos direitos humanos das mulheres
Mulheres do mundo inteiro mobilizam-se no âmbito de Pequim + 20: Neste momento há um risco grande em relação à declaração política que os Estados Membros das Nações Unidas vão adotar na segunda-feira na 59ª Sessão da CSW.
A Rússia, a Indonésia, o Grupo Africano e a Santa Sé estão sistematicamente a tentar limitar as referências aos Direitos Humanos das mulheres e das raparigas. Estes países apelam à eliminação de referências ao papel dos grupos feministas no avanço da igualdade de género e dos direitos das mulheres. O grupo CARICOM também não tem ajudado. Em conjunto com os outros países têm tentado enfraquecer o texto e eliminar compromissos efetivos, o que significa que, no 20º aniversário da Plataforma de Acção de Pequim, arriscamo-nos a ter uma declaração que diz pouco sobre a abrangência dos desafios que ainda subsistem para alcançar a igualdade de género e a plena realização dos Direitos Humanos das Mulheres. Isto é muito frustrante!
As organizações de mulheres do mundo inteiro estão a fazer um último esforço para manter o que resta de compromissos efetivos no texto,
Organizações responsáveis:
Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
Recurso digital ou em papel?
Digital
Data do recurso:
04/03/2015
Formato do recurso:
Escrito
Tipo(s) de recurso:
Tomada de posição
Área(s) de intervenção:
Ação Internacional