Há agora uma nova geração em Portugal que se afirma através da defesa incondicional dos direitos humanos das mulheres e das raparigas e que recusa qualquer normalização do sistema da prostituição. Estas e estes jovens sabem que o sistema da prostituição é predador da juventude, que a idade média de entrada no sistema é de apenas 14 anos e que a mercantilização dos corpos das mulheres das raparigas tem um grande impacto na (des)igualdade entre mulheres e homens, raparigas e rapazes.
O debate à volta destes temas é a base para as ações de conscientização a serem organizadas por jovens abolicionistas. No contexto das ações de formação para jovens abolicionistas promovidas pelo projeto EXIT | Direitos humanos das mulheres a não serem prostituídas, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres disponibiliza este Kit para ações de conscientização.
O kit contem:
- Uma proposta modelo de uma ação de conscientização com a duração de 1h30/2h para um grupo de jovens, baseada na projeção do documentário "O consentimento não se compra" ou do filme "Not for sale" e da distribuição de preservativos "O prazer mútuo não tem preço";
- Informação prática sobre as ações de conscientização: lista de participantes, relatório das ações, aspetos financeiros;
- Um conjunto de recursos para aprofundamento do conhecimento e para eventual partilha com as e os jovens a quem se dirigem as ações de conscientização.
Organizações responsáveis:
Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
Recurso digital ou em papel?
Ambos
Data do recurso:
01/07/2021
Formato do recurso:
Escrito
Tipo(s) de recurso:
Formação; Guião
Área(s) de intervenção:
Tráfico de mulheres; Violência contra as mulheres