A 4 de fevereiro de 2019 o Comité sobre a Convenção dos Direitos da Criança reuniu com as ONG que submeteram relatórios alternativos para uma primeira análise do Estado Português. Esta é a pré-sessão 82, estando prevista a sessão 82 para setembro de 2019 onde apenas o Estado pode participar.
A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres – organização que submeteu o relatório alternativo em representação das várias organizações envolvidas na elaboração do mesmo – foi formalmente convidada por parte do Secretariado para participar na referida pré-sessão. Participaram Alexandra Silva (EOS – Associação de Estudos, Cooperação e Desenvolvimento) e Alexandra Alves Luís (Associação Mulheres Sem Fronteiras).
Esta nossa participação foi uma oportunidade para apresentarmos uma declaração sobre a implementação da Convenção dos Direitos da Criança com base na informação constante no relatório alternativo bem como algumas recomendações. A nossa declaração oral estruturou-se em torno de 4 áreas críticas:
Violência contra crianças no contexto da violência doméstica;
Violência sexualizada, em particular contra raparigas e jovens mulheres;
Crianças ciganas, em particular raparigas e jovens mulheres;
Educação sexual.
Organizações responsáveis:
Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
Associação de Mulheres Contra a Violência
Associação Mulheres Sem Fronteiras
EOS – Associação de Estudos, Cooperação e Desenvolvimento
Recurso digital ou em papel?
Digital
Data do recurso:
04/02/2019
Formato do recurso:
Escrito
Tipo(s) de recurso:
Artigo/Comunicação
Área(s) de intervenção:
Ação Internacional; Mulheres ciganas; Mulheres e direitos sexuais e reprodutivos; Mulheres jovens; Violência contra as mulheres