A exposição CARA METADE resulta do encontro improvável entre artistas, que generosamente aceitaram o desafio da COOLABORA: Francisco Paiva que fez os desenhos que inspiraram o texto de Maria Antonieta Garcia.
A humanidade é feita de duas metades: nascemos homens e mulheres. Uma destas metades, com intensidades diferentes, consoante épocas ou lugares, enfrenta de forma sistemática
desigualdades estruturais que a remetem para um papel de subalternidade.
A violência nas relações de intimidade e o assédio sexual; a desigualdade salarial e os obstáculos dissimulados à progressão na carreira; o difícil acesso à esfera pública e à vida politica; os
papéis sociais que as remetem para a esfera doméstica e que caucionam o fardo desigual que pesa sobre elas, são exemplos dessa discriminação que prejudica homens e mulheres.
A arte é por excelência um território de inquietação fecunda.
A sua linguagem questiona as nossas vivências individuais e colectivas e facilita a desconstrução de mitos e crenças que perpetuam relações de poder assimétricas.
A igualdade de género é uma questão de todas as mulheres e de todos os homens que se empenham na construção de uma sociedade mais democrática e onde uns e outras possam realizar o seu potencial.
Organizações responsáveis:
CooLabora – Intervenção Social
Recurso digital ou em papel?
Digital
Data do recurso:
01/01/2013
Formato do recurso:
Visual
Tipo(s) de recurso:
Material de sensibilização
Área(s) de intervenção:
Violência contra as mulheres