A Seres é a primeira e única associação de e para mulheres infetadas e afetadas pelo VIH em Portugal. Fundada em 2005 por um grupo de pessoas infetadas e afetadas pelo VIH que sentiram a necessidade de dar visibilidade e voz às mulheres que vivem com VIH em Portugal. A Seres encontra-se reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social desde 2007 (nº 2/2007).
A SERES tem por missão melhorar e promover holisticamente a qualidade de vida das pessoas infetadas e afetadas pelo VIH, com enfoque na mulher, e de erradicar o estigma e a ignorância em relação ao VIH/SIDA.
Uma missão que visa a promoção de projetos para uma (con) vivência mais integrada com o VIH e para o bem-estar das mulheres que vivem com e afetadas pelo VIH.
Entendemos bem-estar como o estado em que cada mulher realiza o seu potencial, lida com as tensões normais da doença, vive produtivamente, frutuosamente e em realização, sendo capaz de contribuir para a sua comunidade e defender os seus direitos e qualidade de vida em paridade.
A SERES acredita que a capacitação/empowerment da mulher é essencial para reduzir as suas vulnerabilidades, garantindo a sua dignidade e o respeito pelos direitos humanos assim como saúde sexual.
A SERES defende uma vida justa, equitativa e com qualidade onde as mulheres com VIH têm recursos, voz, escolha e oportunidades livres de qualquer estigma e/ou discriminação. Neste sentido promove ações de capacitação, da mulher que vive com o VIH, para uma resposta mais integrada e inclusiva ao VIH, tornando-a mais forte para desenvolver um trabalho na comunidade e dar voz às suas pares.