A Mulher Século XXI – Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres é uma Organização Não Governamental dos Direitos das Mulheres, reconhecida como Instituição de Utilidade Pública, sediada em Leiria, mas de âmbito nacional.
Constituída em 2001, a Mulher Século XXI visa promover a Igualdade de Género e a Cidadania, bem como prevenir e combate da Violência de Género, em especial, a Violência Doméstica, adequando as suas ações em conformidade com as orientações estratégias nacionais e internacionais. nacionais e internacionais.
Objetivos Sociais da Associação:
1. Desenvolver ações de formação, informação, divulgação e outras que persigam o combate à Discriminação das Mulheres e à Violência Doméstica e que favoreçam a inserção das mulheres no mercado de trabalho e na vida ativa;
2. Criar infraestruturas e estruturas de apoio às mulheres, crianças e idosos/as em situação de risco, pobreza ou outras dependências sociais.
3. Apoiar a inserção dos/as mais desfavorecidos/as na vida pública social, profissional e política.
4. Promover a igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres.
5. Apoiar as vítimas de Violência de Género e Violência Doméstica e contribuir para a sua informação e proteção.
Desde o início da sua atividade que a Associação promove diversas e distintas iniciativas que contribuem para uma maior integração e participação das mulheres nas esferas pública, social e profissional, divulgando boas práticas para a implementação da Igualdade de Género. Também se tem dedicado a ações e eventos enquadrados na área da prevenção e do combate à Violência de Género e Violência Doméstica, implementando respostas às necessidades que vão sendo identificadas.
A Mulher Século XXI tem desenvolvido ações de informação e sensibilização em escolas e outras entidades, junto de distintos públicos estratégicos, investindo na prevenção da Violência de Género e na promoção da Igualdade de Género e Cidadania. Este nível de intervenção da Associação atua primordialmente junto da comunidade, contribuindo para a alteração de mentalidades e atitudes, reforçando a intolerância, em especial por parte dos/as mais jovens, à violência e promovendo um diagnóstico cada vez mais precoce.
Responsável pela dinamização do Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Leiria desde o início da sua atividade (Fevereiro de 2007), a Mulher Século XXI dispõe de know-how e competências técnicas para intervir junto das vítimas e das pessoas agressoras, explicando aspetos essenciais e expondo medidas de prevenção e proteção eficientes de modo a minimizar os danos deste fenómeno.
A Associação também é responsável pela Casa de Acolhimento de Emergência de Leiria que visa o acolhimento urgente de mulheres vítimas de violência doméstica acompanhadas ou não de filhos/as menores pelo período necessário à avaliação da sua situação, assegurando a proteção da sua integridade psicológica e física.
Desde Outubro de 2015, que a Mulher Século XXI tem em pleno funcionamento a Linha de Apoio à Vítima Idosa de Violência Doméstica (800 210 340) que sinaliza, acompanha e/ou encaminha situações referenciadas e presta esclarecimentos à comunidade em geral sobre este tema. O acesso à Linha é generalizado, gratuito e confidencial, permitindo uma resposta especializada célere e à distância.