Graal

O Graal é um movimento internacional de mulheres, de inspiração cristã, que tem como missão “construir uma cultura do cuidado” tendo em vista o futuro do planeta e a qualidade de vida da humanidade. Nasceu na Holanda em 1921, desenvolveu-se nos cinco continentes e cresceu em diversidade e experiência multicultural. Está ativo atualmente em 20 países.

Tem Estatuto Consultivo no Conselho Económico e Social das Nações Unidas e é membro fundador da União Fraterna entre Raças, Povos e Culturas (UFER) com sede na Bélgica.

O Graal internacional tem um Grupo de Ligação com as Nações Unidas e todos os anos tem representantes no Comité para o Estatuto da Mulher da ONU (CSW). Aqui destaca-se a presença anual de grupo de mais de uma dezena de raparigas de variadas partes do mundo nomeadamente, nos últimos anos, tem contado sempre com representantes portuguesas, participantes do Girl Effect/ Efeito Rapariga.

O Graal começou em Portugal em 1957. Constituiu-se como Associação de Carácter Social e Cultural em 1977 que foi reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública em 1985.

Está registado como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento no Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, I. P. do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Graal mobiliza mulheres de todas as condições sociais, culturas, idades e opções de vida, em ordem à criação de uma sociedade mais plural, inclusiva e justa. Um dos seus principais objetivos estatutários é estimular e promover a contribuição das mulheres para a criação de novos modelos de vida em sociedade. Para cumprir este objetivo desenvolveu durante os últimos 25 anos dezenas de projetos e iniciativas na área da Igualdade de Género e de Oportunidades, em particular nas temáticas da igualdade de género, da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens, da conciliação entre a vida profissional e outras esferas da vida, dos direitos das mulheres e a prevenção e combate à violência contra as mulheres e raparigas (incluindo a violência doméstica, a violência no namoro, entre outras), economia solidária e educação para o desenvolvimento.

A Associação Graal está representada nas seguintes entidades:

• Secção das Organizações Não-governamentais do Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG);
• Plataforma Portuguesa das Organizações Não-governamentais para Desenvolvimento (ONGD’S);
• Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM);
• Conferência Nacional de Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL);
• Marcha Mundial das Mulheres;
• Conselho Local de Acão Social /Rede Social do Município de Coimbra e do Município da Golegã;
• Conselho Municipal para a Igualdade da Câmara Municipal de Lisboa;
Integra as seguintes redes e parcerias:
• Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos;;
• Iniciativa “Escutar a Cidade” na cidade de Lisboa;

Através da PpDM, Membros do Graal estiveram/estão como representantes em organismos europeus e internacionais:

• Lobby Europeu das Mulheres (Conselho de Administração em 2015/2017);
• Associação das Mulheres da Europa Meridional- AFEM (2014);
• Sessão do CEDAW/ONU (Comité para a Eliminação de Toda as Formas de Discriminação Contra as Mulheres) de 2008.

Morada:
Rua Luciano Cordeiro, Nº 24, 6ºA
1150-215 Lisboa

Telefone(s):
213546831
927949387

Email:
graallisboa@gmail.com

Website:
http://www.graal.org.pt/

Redes sociais:
https://www.facebook.com/Graal-Portugal-606050742898049/

Área(s) de intervenção: