A AMUCIP é uma Associação de Mulheres Ciganas, de âmbito nacional, constituída em 2000, que trabalha para o desenvolvimento das crianças e mulheres ciganas em Portugal, e que tem como objectivos estatutários:
1. Promover a defesa e o desenvolvimento das mulheres e crianças ciganas em Portugal, com respeito pela identidade cultural.
2. Defender as mulheres e crianças ciganas portuguesas de políticas e de acções injustas.
3. Promover informação:
i) junto das mulheres e crianças nas comunidades ciganas relativamente aos direitos, deveres, oportunidades educacionais e de emprego e perspectivas de evolução na sociedade em que se inserem;
ii) junto das entidades e instituições portuguesas europeias sobre o papel da mulher na cultura e na sociedade ciganas.
4. Promover actividades culturais, recreativas, desportivas e outras que estejam em harmonia com as restantes finalidades estatutárias.
Depois da constituição da associação, dispor de um local para dar apoio às crianças ciganas foi a segunda grande conquista de um projecto que se desenvolveu em torno de quatro pilares fundamentais:
I – Conciliação da Actividade Profissional com a Vida Familiar e o Percurso Escolar de pessoas ciganas no Bairro da Cucena – Criação do Espaço para Apoio à Conciliação;
II – Trabalho Remunerado - Exploração de Caminhos para a Inserção Profissional de Pessoas Ciganas;
III – Empowerment - Formação para Pessoas Ciganas;
IV – Cidadania – Informação para a Cidadania; Formação para Agentes Sociais e Tertúlias de Troca de Saberes.
Prémios
Prémio Fundação Montepio Geral
Este prémio foi atribuído à AMUCIP pela Fundação Montepio Geral no âmbito da responsabilidade social.
Prémio Saber Mais
Prémio atribuído pela ANEFA através do Concurso Nacional «Saber Mais», em 2001.
Prémio “Igualdade na Diversidade” do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidade para Todos (Prémio Regional e Prémio Nacional)
Prémio atribuído pela CIG (Conselho para Igualdade de Género) para distinguir a AMUCIP, pelo trabalho desenvolvido em prol da integração e desenvolvimento das mulheres e das crianças ciganas em Portugal, com respeito pela sua identidade cultural.